Atualmente, Telegram e WhatsApp dominam a web como as redes de mensagens favoritas dos internautas. Com muitos recursos e praticidades, os apps contam com conteúdos suficientes para manter usuários conectados a todo instante.
Além disso, eles se destacam por "fazer o básico bem feito". Isso quer dizer que são capazes de entregar funcionalidades estáveis e propor atualizações de desempenho constantes, focando respectivamente as suas propostas e os seus conceitos, que são entregar e receber mensagens.
Mas você sabe quais são as diferenças entre esses aplicativos? Qual dos dois leva vantagem ao pesar todos os recursos? Se não souber, confira logo abaixo um comparativo para tirar todas as dúvidas sobre os mensageiros.
WhatsApp x Telegram
Privacidade e segurança
Diferentemente do WhatsApp, o Telegram conta com um sistema de privacidade refinado baseado no protocolo AES-256. Dessa forma, a atuação da tecnologia de criptografia RSA 2048, além do recurso de chats secretos, permite que os usuários entrem em um ambiente mais seguro.
A capacidade de utilizar sistemas end-to-end — criptografia apenas ao chegar no destinatário — garante um cenário sem rastros e de difícil invasão. Além disso, documentos ficam protegidos contra compartilhamentos nos chats secretos.
Enquanto isso, as mensagens do WhatsApp são protegidas por um backup opcional via nuvem, onde é possível armazenar textos e mídias no Google Drive (Android) e iCloud (iOS).
Capacidade para grupos e canais
O WhatsApp permite a criação de grupos para até 256 pessoas, com a opção de colocar administradores para fechar comentários e divulgar conteúdos sem interferência de outros membros.
Além disso, mensagens individuais podem ser compartilhadas para outras conversas, independente do contato pertencer ou não ao grupo que deu origem ao conteúdo.
Já o Telegram conta com grupos para até 200 mil pessoas, permitindo compartilhamento de todo tipo de conteúdo, criação de enquetes, transmissão de streaming, publicação de conjuntos de figurinhas e menções a redes externas.
Os canais são recursos inéditos do Telegram e entregam conteúdos para uma audiência ilimitada, sendo ferramentas essenciais para empreendedores e criadores de materiais digitais.
Enquanto o WhatsApp tem a função de stories, na qual é possível publicar vídeos, áudios, textos e imagens, o Telegram vai além desse recurso, entregando adicionais inovadores e totalmente diferenciais.
A plataforma azul conta com bots de automação que possibilitam a execução de ações automáticas, como emojis, downloads, buscas e muito mais. Além disso, ele oferece um sistema de busca de figurinhas em nuvem que não exige instalação de programas externos.
Personalização
Ambas as plataformas vêm com a possibilidade de personalização. É possível alterar fontes de textos, planos de fundos dentro e fora de conversas, foto de perfil, status para contatos e muito mais.
Os mensageiros têm sistema interno de customização de interface, mas podem ser combinados com outros apps para enriquecer os conceitos, com novos wallpapers e imagens diferenciadas.
Qual é o mais completo?
Entre os aplicativos, o WhatsApp certamente é o mais popular, tanto por estar vinculado ao Facebook e surgir como primeiro nas redes de busca quanto por estar no mercado há mais tempo, sendo um programa consolidado entre internautas.
Porém, em relação a recursos, inovações e segurança, o aplicativo do Meta perde em quase todos os aspectos para o Telegram, sendo menos robusto e mais rígido em relação às funções primárias.
Para quem busca diversão, conteúdos ilimitados e menos riscos em relação à privacidade, o Telegram certamente é um app de chats indispensável.
undefined
-
undefined
-