Graças à internet, qualquer um pode se aventurar em uma área de interesse sem ser especialista. Por exemplo: mesmo que algumas pessoas não gostem do resultado, é inegável que o uso de programas de design gráfico facilitou – e muito – a difusão da prática e, consequentemente, profissão.
Para ajudar você a entrar nesse mundo, trouxemos 5 aplicativos de design gráfico. Confira abaixo:
CorelDraw (macOS, Windows)
Se você quer iniciar os estudos na área de design gráfico, aqui vai uma lição: existem dois tipos de arquivos usados, os bitmap e os vetoriais. Enquanto os primeiros tratam de imagens criadas por pixels, o segundo diz respeito às vetoriais (ou seja, que não podem ser distorcidas, não importa o quanto você amplie).
O CorelDraw é um programa de design gráfico especializado em criar desenhos vetoriais. Ele é relativamente simples de usar – principalmente para fazer ilustrações e layouts – e tem um período de testes gratuito.
Adobe Ilustrator (macOS, Windows)
Ainda na linha dos softwares que usam vetores, o Adobe Ilustrator é uma opção mais robusta e intermediária na lista de programas de design. Para tanto, ele é pago, mas também tem teste gratuito.
Outra de suas grandes vantagens é o seu uso universal, o que quer dizer que não é raro encontrar arquivos vetoriais com a extensão .ai, o que certamente facilita o trabalho.
Também vale a ressalva para o funcionamento em conjunto com o Adobe Photoshop. Com os dois abertos, é possível fazer alteração em um projeto no Ilustrator para usá-lo instantaneamente, já com a modificação concluída, no Photoshop.
Adobe Photoshop (macOS, Windows)
Possivelmente um dos editores de imagens bitmap mais famosos do mundo, o Photoshop é uma opção de programa de design mais focado em um público intermediário e profissional – o que não exclui, claro, que iniciantes se aventurem por lá.
A aplicação tem opções de plano estudantil ou teste gratuito e, para usá-la, é necessário fazer o download do app para MacOS ou Windows.
GIMP (macOS, Windows, Linux)
Se, por um lado, há o caro Photoshop, por outro, temos o GNU Image Manipulation Program (ou GIMP), um software de código aberto e gratuito capaz de rivalizar com o programa anterior.
Com uma usabilidade simples e comandos voltados aos iniciantes no mundo do design gráfico, esse editor de imagens bitmap também é capaz de formatar – com menos ênfase –desenhos vetoriais. Mas não se engane: também é possível usá-lo de forma profissional.
Canva (web)
O Canva é um software gratuito, simples de usar e que pode ser baixado em computadores e celulares (Android e iOS) ou, ainda, manipulado pela internet. Ele é ideal para iniciantes ou pessoas que não têm a mínima ideia de design.
Com um foco maior em marketing digital, ele oferece diversos templates – ou seja, criações pré-prontas para usar e adaptar – de logotipos, apresentações, panfletos e mais, além de dar a opção de compartilhar um arquivo com mais de um editor.
E você, já conhecia esses programas de design gráfico? Conte para a gente! E não se esqueça de ficar de olho no Baixaki para mais informações, listas e dicas sobre o mundo dos softwares.